[verdade e consequência]

trueO aspecto mais engraçado da verdade é o quanto que ela ganha os mesmos contornos da mentira quando você tem bem mais do que preocupações com o seu boletim escolar. Não que seja melhor viver uma mentira e todas os ensinamentos maternais devem ser celebrados nesse momento. A questão é que o mundo em que eu vivo não aceita as verdades tão bem quanto finge não perceber as mentiras.

.

E aqui não estou me lamentando, até porque esse tipo de lamúria já foi mais do que vista e revisada, mas é sempre bom falar sobre você mesmo quando se percebe que existe sim uma linha muito tênue entre as sensações causadas pela verdade e pela mentira. Há umas duas semanas eu falei sobre minha completa incapacidade de ser 100% sincero com quem amo. Na semana seguinte, eu digo para o Pedro que não existem mais mentiras entre nós dois.

.

Quanto paradoxo para um ano que mal começou, não é mesmo? Me sinto feliz, me sinto muito bem podendo saber que encontrei os melhores amigos que alguém precisa mas, ao mesmo tempo, sempre vai existir aquela solidão natural do distanciamento, da minha idéia formada de que, não importa o tamanho dos seus problemas, só você vai enxergá-los tão grandes. E é aí que vejo uma completa desvantagem entre a verdade e a mentira.

.

Que tal manter seu problema longe do conhecimento de quem você ama? Prático. A tua angústia não precisa ser partilhada, até porque ela não é única, nem sua e nem dos outros. Você se mantém preso aos seus pensamentos, consegue [pelo menos consigo] trabalhar certos conceitos sozinho e, voilá, passa pelo turbilhão sem incomodar ninguém. Mas, só pra ser ruim, sempre vão existir aquelas angústias que, de tão grandes, transbordam e você acaba tendo de recorrer a quem ama.

.

Daí você fala a verdade, explica a situação, conversa, ouve, abraça, beija, teme, não teme, se destempera, tudo isso durante uma noite apenas, somente naquele momento em que tudo se fez visto. Daí chega aquela outra noite, sozinho no seu quarto [completamente sozinho em seu quarto], pensando que até quem você mais ama tem mais problemas a resolver do que suas bobagens sentimentais e a agenda do celular é mínima.

.

Por que ligar pra ele? Por que ligar pra ela? Para ouvir o que? Tudo parece resumido à um “calma”, “vai passar”, “é assim mesmo”, numa sucessão de frases feitas que, em nenhum momento, denotam falta de preocupação do seu ouvinte mas que, simplesmente, mostram que aquilo é seu e não adianta ficar choramingando. Sabe o que é mais engraçado de tudo isso que eu sinto?

.

Jamais conseguiria imaginar que alguém pensa isso de mim. Pelo contrário. Quero ser procurado, quero ouvir lamentos, quero compartilhar. Mas não acho que você precise fazer o mesmo porque nunca penso que aquilo é completamente desprovido de um “ah, meu deus, lá vem de novo”. É por isso que me sinto muito sozinho, na maior parte do tempo. Porque criei essa ilusão de que o importar-se é uma característica de quem tem pouco a oferecer. Por isso que me importo. Porque é a forma de manter vocês por perto.

.

Daí eu fico nessa dicotomia maluca, falando verdades e mantendo mentiras, de acordo com o que imagino que possa fazer com que ninguém tenha problemas que sejam originados por mim. Esse texto, por exemplo, é ótimo para mostrar isso. Porque duvido que alguém não já tenha desistido dele na metade quando pensou: “Lá vem esse cara choramingar de novo”. É isso. Por aqui é mais fácil ser verdadeiro.

7 Respostas para “[verdade e consequência]

  1. me gustan más las mentiras, ya lo sabes..

  2. a gente é tão parecido e tão diferente, que às vezes eu me espanto.

  3. tu sabe que não havia mentira entre nós dois, né?

    a gente é tão parecido e tão diferente, que às vezes eu me espanto. [2]

    e é por isso que eu digo e repito tanto: acho difícil ser honesto. inclusive comigo mesmo.

    é como tu disse bem outro dia… “mentir é complicado, falar a verdade também”

  4. Por isso que sempre boto consequencia

  5. Prefiro guardar minhas angústias,assim como tu.
    É bem mais fácil e não vai ser preciso ouvir “isso passa” “todo mundo tem problemas” “vc tem saúde”…por que mesmo nossos problemas não sendo os maiores ou piores do mundo,pra nós,eles são.
    E acredito que passar por tudo só,faz a gente crescer.
    Mas é ruim…é quando vc se sente mais só nesse mundo…quando precisa de alguém e não consegue pedir.

  6. confessa..isso tudo foi pq eu te dei um tempo ahahahahahahahahah

  7. eu concluí o texto. e digo mais: pra isso [também] que servem os amigos, né? ouvir nossas lampurias, apesar de que sempre é aquela mesma frase “calma, relaxa que passa”. e por mais que aquele momento de conversa não cure a nossa dor, nos deixa mais aliviados.
    de qqer forma, só conseguimos resolver nossas angustias sozinhos. e racionalizado-as!

    beijos e xeroooooss

Deixe um comentário