[quem quer ser milionário?]

hr_slumdog_millionaire_3

Tem gente que precisa de bem pouco pra ser feliz. Jamal só precisava de Latika. Mas, precisar de alguém em meio à pobreza indiana pode ser mais do que se supõe. E, no desespero de conseguir a única coisa que necessitava pra sua felicidade, Jamal arrisca tudo. Inclusive um prêmio de milhões de rúpias.

Danny Boyle já falou de drogados, de zumbis e da destruição do sol. Não sei se já havia falado de amor, mas agora, com Slumdog Millionaire ele não precisa se preocupar mais com esse sentimento: já conseguiu mostrar em película o quanto ele é belo, animador, excitante e necessário. O filme tem um roteiro de idéia simples: um favelado indiano participa do programa Who Wants to be a Millionaire? (nosso conhecido Show do Milhão) e começa a responder todas as perguntas de forma correta.

slumdog-millionaire-fl-02

O problema é que ele parece saber demais e vai preso, suspeito de estar trapaceando. A questão é que ele não está e, a partir da sua trajetória de vida pelas ruas apertadas e infestadas de gente de Mumbai, capital da Índia, ele vai justificando o conhecimento de cada uma das respostas. E, mais ainda, ele mostra que tudo o que sabe acaba sendo relacionado ao grande amor da sua vida.

Lendo assim parece bobo. Quem quer ver a história de um moleque que não tem grana pra garantir o amor da mocinha? Mas aqui é Danny Boyle, minha gente. Cercado de gente tão boa quanto ele, do diretor de fotografia inspirado (Anthony Dod Mantle, que soube estourar todas as cores de uma boa produção de Bollywood), uma trilha sonora magnificamente bem escolhida (feita pelo indiano AR Rahman) e de atores que vão do altamente talentoso à fofura extrema (o menino Jamal é sem explicações e o Dev Patel, que o faz grande, já é meu brother desde Skins), ele escolheu tudo à dedo.

slumdog460

O filme, todo feito na Índia, ainda corrói suas idéias pseudo-ativistas ao mostrar a pobreza do país de forma bem crua, especialmente com as crianças, que são usadas de todas as formas para conseguir sobrevivência: delas e de quem mais for preciso. E, mais ainda, mostra que essa mesma pobreza fica bela (mesmo que não menos incômoda) quando filmada em película, como a gente vê fácil em Cidade de Deus, por exemplo.

Slumdog Millionaire é um filme belo, no sentindo mais pleno da palavra. É uma luta meio que inverossímil, especialmente em um local tão recheado de possibilidades de nada dar certo como a Índia mostrada na tela. Mas, é justamente por isso, justamente por você sentir tantas coisas diferentes, como tensão, felicidade, amor, raiva, ódio, esperança é que você se despe da precisão de um fio narrativo de extrema verdade pra uma história que parece se propor à ela.

Você entra no sorriso de Jamal e no olhar dele pra Latika. E percebe que, puta que pariu como tô influenciado, que interessam 20 milhões de rúpias se eles podem ficar juntos?

9 Respostas para “[quem quer ser milionário?]

  1. Vi só o título. Jurava que era sobre o BBB9.

    Depois dessa, vou limpar minha mente e ler depois de assistir. Tenho medo de você estragar o filme que ainda não vi (seja elogiando ou criticando).

  2. ótimo, tava vendo o rebuliço a respeito, mas não tinha me ligado.

    agora tenho que assistir. o/

  3. Ei…é dakele trailer q c mostrou outro dia?

  4. Mas aqui é Danny Boyle, minha gente. [2]

    ele não erra!! O.O

  5. O povo da India num tah gostando muito não
    =/

  6. Um filme que tinha tudo pra dar errado….que poderia ser lambuzado de sentimentalismo barato e apelações com a vida dura das crianças.

    Mas “Who Wants to be a F*#@$$ Milionaire” se mostrou uma película bela e, mesmo com o final propenso a ser criticado, arrancou me lágrimas.

    Ótima indicação.

  7. Lindo filme, ótimos comentários.

  8. Vi hj Rafa. Cheio de cenas inesquecíveis, perdões e de muito amor. Gostei muito.

    =**

  9. vi hj, e promessa é dívida

    não costumo gostar de novelões, mas adorei esse. jamal sentaria numa mesa de bar conosco para uma disputa de egos tranquilamente

Deixe um comentário